Sobral

Sobral (905)

O município de Sobral recebe, de terça (20/02) à quinta-feira (22/02), visita técnica do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Essa é a primeira vez que o município será vistoriado por um banco internacional e que a Prefeitura se prepara para receber um empréstimo estrangeiro, no valor de 50 milhões de dólares.

O empréstimo é fruto do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), integralmente elaborado por técnicos da Prefeitura. Os principais beneficiários do programa serão os moradores de áreas vulneráveis, contempladas com as obras de saneamento ambiental, requalificação de áreas urbanas e mobilidade urbana.

O maior valor dos recursos será direcionado para obras de saneamento, totalizando um montante de 41,4 milhões de dólares, "quantidade absolutamente expressiva que vai possibilitar muitas melhorias no sistema de abastecimento de água de Sobral, que hoje passa por dificuldades pelo aumento exagerado da demanda", destacou o prefeito Ivo Gomes.

Para ele, o empréstimo vai "tornar possível a ampliação do sistema, deixando a sede de Sobral 100% saneada e com água encanada em todas as casas". Outras obras estruturantes englobam o pacote, como a implantação de projeto de eficiência energética e a implementação do Plano de Arborização da cidade. No âmbito da mobilidade urbana, o Prodesol tem como principais ações a melhoria da acessibilidade dos passeios e a ampliação das ciclovias e ciclofaixas, de forma a estimular o tráfego de pedestres nas vias e a criação uma rede cicloviária em Sobral.

Hoje, terça-feira, a Câmara de vereadores de Sobral terá, talvez, a mais polêmica sessão do ano de 2018. Os vereadores terão que 'derrubar' ou 'NÃO' o veto do Executivo Municipal que não viu, segundo um documento oficial da Prefeitura que foi enviado à Câmara Municipal, 'LEGALIDADE' no projeto do vereador sobralense Adauto Arruda.

Para que o veto do Executivo seja 'derrubado', serão necessários 11 votos. Os vereadores do grupo da oposição já contabilizam, por certo, 8 votos, mas ainda trabalham, nessas últimas horas de hoje, os votos da bancada religiosa da Casa, que envolvem os vereadores Professor Cleiton Prado e Camilo Motos.

O tema ganhou discussão nas redes sociais. Grupos religiosos e civis têm se manifestado e conclamado à comunidade organizada para se fazerem presente hoje durante a sessão. A ideia, de acordo com os vereadores do grupo de oposição, é pressionar os vereadores em relação a esta votação.

Alguns vereadores já manifestaram sua opinião e até voto em relação a essa pauta. Tendo em vista o número de votos da bancada de 'SITUAÇÃO' (12 votos - sem o voto do vereador presidente da Casa), é dada por certa a manutenção do veto do Executivo.

A nossa reportagem fará cobertura completa sobre a sessão de hoje a amanhã, traremos o desfecho dessa matéria.

Plano Municipal de Educação

Em 2015 foi aprovado na Câmara Municipal de Sobral o projeto de lei Nº 1827/2015 que trata do Plano Municipal de Educação, de autoria do ex-vereador Gilmar Bastos. De acordo com o documento, nenhuma alteração na pasta de educação do Município, poderá ser feita num prazo de dez (10) anos, tempo acordado entre a grande maioria dos vereadores da época (2015). 

 

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (SECJEL) e Instituto ECOA Sobral, apresenta o II Festival Ponte Entre Nortes – Intercâmbio de Linguagens Visuais Entre Norte e Nordeste do Brasil. Contemplado pelo edital Temporada de Artes #OcupaSobral e organizado pelo Fórum de Artes Visuais de Sobral, o festival em sua 2ª edição reunirá artistas visuais do Ceará e Piauí para dialogar e estabelecer pontes entre temas diversos, relacionados às Artes Visuais e seus desdobramentos.
 
A realização tem como foco promover reflexões e diálogos acerca da produção da linguagem artística nos Estados, configurando-se como uma plataforma de encontros para partilha de ideais, ações e apresentações artísticas, mostra e exposições de obras. A programação contará com exposições, oficinas, seminários, debates, mostras de vídeos, intervenções urbanas, performances, atividades formativas, além de rodadas para apresentação dos portfólios dos artistas participantes. Os encontros vão ocorrer na Casa da Cultura, ECOA Sobral e Pinacoteca de Sobral – Espaço Raimundo Cela.
 
- Confira a programação completa AQUI 
- Faça sua inscrição AQUI ou pelo WhatsApp: (88) 99252-4859

A diversão será garantida com o espetáculo 'Axé Odara: O Encanto dos Orixás', que será apresentado, nesse domingo (25/02), a partir das 17h, por Lia Braga e Layla Fernandes, no Theatro São João. O trabalho aborda de forma lúdica o universo dos Orixás, com base em histórias, arquétipos, mitos, lendas e danças africanas. 

A contação ganha uma nova roupagem neste espetáculo cheio de teatralidade, dança, música, brincadeira e interação com o público. A programação é Gratuita.

SERVIÇO:
Domingo das Crianças 
Quando: 25 de fevereiro (domingo)
Hora: A partir das 17 horas
Onde: Theatro São João (Centro)
Acesso: Gratuito 

O comunicado oficial foi feito na tarde de ontem pela presidência da Câmara de Vereadores de Sobral. O motivo da suspensão é a morte do esposo da vereadora Fransquinha do Povo, Joaquim Neto. Com a suspensão da sessão, ficou para amanhã (terça) a votação sobre o veto do prefeito Ivo Gomes ao PL 2154/17, projeto de lei que proíbe o ensino da Ideologia de Gênero nas escolas de Sobral.

"Ficamos tristes com a notícia da morte do Neto, esposa da nossa colega Fransquinha do Povo. Não teria clima alguma fazermos a sessão de hoje. Portanto, deixamos para terça os trabalhos legislativos. Amanhã, tudo segue normalmente com as votações e discussões", disse o presidente da Câmara Municipal, Paulo Vasconcelos.

 

Faleceu nesta tarde de domingo (18), o Senhor Joaquim Neto, mais conhecido como Neto do Torto, esposo da vereadora Fransquinha do Povo, que fez o comunicado oficial na sua pagina do facebook. 
 
Neto, residia no distrito de São José do Torto, onde empresariava uma indústria de produtos derivados do alumínio. Morreu vitima de complicações no tratamento de um CA em metástase, que realiza já por alguns meses.
 
O empresário era bastante conhecido e muito querido por onde passava especialmente na região onde sua esposa é votada. Seu velório acontecerá em sua residência no distrito de São José do Torto, e o sepultamento será na manhã de segunda-feira (19), no cemitério local. 
 
Em sua página pessoal no facebook, a vereadora Fransquinha do Povo fez o comunicado oficial do fato:
 

"É com muito pesar que informamos sobre a morte de meu esposo Joaquim Neto e companheiro de jornada. Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus que lhe ilumine e lhe dê paz, e que Deus nos dê conforto para que possamos enfrentar esta imensurável dor com serenidade.

Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com ele, que será sempre lembrado pela honestidade, lealdade, inteligência, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades e conflitos humanos. Devemos sempre lembrar que Deus quer ao seu lado os melhores, e com certeza o nosso amigo já está ao lado do Senhor cumprindo uma nova missão" - Fransquinha do Povo.

Com informações - Blog Célio Brito

 
 

Com o tema “Doe sangue! Salve Vidas!”, a Secretaria da Educação de Sobral, a Império produções e o Hemoce Sobral estão promovendo uma campanha de doação de sangue. A coleta será realizada no dia 2 de março, na Escola José da Matta e Silva, localizada na Avenida Dr. José Arimateia Monte e Silva, 1566 – Campos dos Velhos. 

O processo de doação de sangue leva em média de 40 a 60 minutos e é feito com uso de material estéril, descartável e padronizado, o que permite a coleta do sangue no tempo e quantidade adequados, além de assegurar que não haverá contaminação do doador. Cerca de 45 dias após a doação, será enviado para a residência do doador o ‘comprovante de doação’, com informações do tipo sanguíneo e resultado de exames sorológicos. 

Cada bolsa de sangue contém 450 ml, que podem salvar até quatro vidas. Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, idade entre 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsáveis. 

Saiba mais: (88) 3677-4624.

- Baixe o termo de consentimento para candidatos à doação de sangue de 16 e 17 anos, clicandoAQUI

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), está disponibilizando, ao Microempreendedor Individual (MEI), atendimento gratuito na Sala do Empreendedor para o envio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), até o dia 31 de maio.

A documentação, que é uma das obrigações que o MEI deve apresentar anualmente à Receita Federal, pode ser retirada gratuitamente na Sala do Empreendedor, localizada no Centro de Convenções de Sobral, na Central de Atendimentos da Prefeitura no Vapt Vupt, no Sebrae ou pode ser enviada diretamente no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).

A Declaração Anual é o instrumento de declaração do total da receita das vendas/serviços do Microempreendedor Individual ao longo do ano. Atualmente, Sobral possui mais de 5.600 Empreendedores Formalizados no MEI.

Estão abertas as inscrições, até o dia 20 de fevereiro, na seleção pública para composição do banco de bolsistas do Programa de Aprendizagem na Idade Certa – MAIS PAIC. Os interessados devem ter formação na área da educação, além de experiência comprovada na Educação Básica com formação, gestão e orientação pedagógica de professores.

No ato da inscrição, o candidato deve preencher o formulário disponível no endereço https://goo.gl/aPoKC3 e anexar RG, CPF, comprovante de residência, currículo atualizado, contendo o registro de suas atividades acadêmicas, profissionais e técnico-científicas e a proposta do Plano de Trabalho (modelo no anexo II do edital).

O resultado final será divulgado no dia 26 de fevereiro no blog da Secretaria da Educação (http://seducsobral.blogspot.com.br). Os candidatos aprovados deverão aguardar a convocação pela SEDUC, que será feita conforme as necessidades do Programa MAIS PAIC. Saiba mais: (88) 3677-1229.

- Leia o edital AQUI 
- Faça sua inscrição AQUI 

Blog de Sobral

Seguem abertas as inscrições para oficina de Elaboração de Plano Museológico. Interessados podem se inscrever entre os dias 09 e 16 de fevereiro na Casa da Cultura. A oficina terá 20 horas/aulas e abordará questões relacionadas aos conceitos de planejamento e gestão de espaços museológicos, a partir da Legislação Brasileira de Museus.

Conheça a palestrante:

Graciele Siqueira é mestra em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) / Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). É museóloga do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC/UFC, com ampla experiência em atividades de formação e consultoria nas áreas de documentação, pesquisa e conservação de acervos museológicos e montagem de exposição.

- Saiba mais: http://bit.ly/2sgXH2R

Blog de Sobral

Página 1 de 65

Publicidades

Usuários online

Temos 1832 visitantes e Nenhum membro online

Nossos vídeos