Sobral

Sobral (817)

O ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda (PT), antes de retornar para Nova Iorque nos Estados Unidos, usou sua pagina na rede social facebook para responder a críticas de desafeto político.
 
Sem querer citar nomes, Veveu Arruda, atribui às criticas desse desafeto ao sentimento de inveja, ou mesmo raiva, perante o que ele tem e a própria pessoa não tem. “É terrível, é destruidora. Liquida mesmo. É uma espécie de vulcão, destruidor... Coisa de fracos”. Finalizou.
 
Para os observadores, a resposta de Veveu Arruda, tem direção certa, ao empresário Oman Carneiro, que estão trocando farpas através das redes sociais faz tempo. O ex-prefeito Veveu acusa Oman de querer ocupar espaço político no grupo Ferreira Gomes, criticando sua gestão. Oman classifica a gestão de Veveu Arruda, como “Pior prefeito de Sobral".
 
Veveu Arruda é um dos nomes que podem ser indicados pelos Irmãos Gomes, para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.
 
Cid Gomes, durante entrevista em uma emissora de rádio de Sobral, foi enfático ao dizer que Veveu Arruda foi o melhor prefeito que o Município já teve.
 
Com informações - Blog Célio Brito

Nesta terça-feira (16/01), o Projeto Teatro da Terça apresenta, às 19 horas, 'O Auto do Rei Leal'.  Com texto escrito por José Mapurunga e direção de Alcântara Costa, o espetáculo conta, a partir da obra de William Shakespeare, a história do cego Leal que, cansado de suas obrigações, decide dividir seu reino com as três filhas. Na peça, as filhas mais velhas do rei, chamadas Goneril e Zuleide, ganham propriedades ao bajularem o pai. Já a mais nova, Cordélia, é contra as decisões e acaba sendo deserdada por criticar a divisão do reino. A partir daí, situações cômicas e trágicas se desenrolam com ingredientes regionais. O espetáculo é gratuito.

Serviço:
Peça - O Auto do Rei Leal
Quando: 16 de fevereiro (terça-feira)
Horas: 19h
Onde: Theatro São João (Centro)
Acesso: Gratuito
Classificação: 12 anos.

O Município de Sobral, através da Procuradoria Geral, informa que, com o objetivo de aprimorar e aperfeiçoar os mecanismos de incentivo e concessão de benefícios para que empresas possam se instalar e investir na cidade e enrijecer os mecanismos de controle, como forma de garantir o crescimento eficaz da economia local, está sendo realizada uma alteração da Lei do Programa de Desenvolvimento Econômico de Sobral (PRODECON).

Neste sentido, toda a população do município é convidada a contribuir com seu aprimoramento, manifestando-se e participando da consulta pública acerca da legislação, que se realizará entre os dias 15 de janeiro e 12 de fevereiro de 2018, por meio de mensagem eletrônica para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto CP-PMS – PRODECON.

A Procuradoria Geral reforça que todas as sugestões e críticas irão contribuir para a transparência e melhoria do programa, considerado um dos mais importantes para o Município.

Com informações Blog de Sobral

Terça, 16 Janeiro 2018 08:23

Mostra de Filmes Indígenas Contemporâneos

Escrito por

A Casa da Cultura de Sobral recebe, nesta terça feira (16/01), a “Mostra de Filmes Indígenas e Contemporâneos”, um espaço de discussão e divulgação que surge para fortalecer e dar destaque à produção audiovisual etnográfica e indígena no Estado.

A mostra inicia às 19h e traz uma programação inusitada e “exótica” com a presença viva dos indígenas contemporâneos do Ceará, seus corpos, sons e rituais, seus imaginários em franco intercâmbio com as cosmologias de outros povos nativos do Brasil, mobilizando uma rede afetiva local de artistas, cinéfilos, pesquisadores, estudantes, professores e interessados em geral em uma experiência de expandir o cinema em vários sentidos. A programação é gratuita.

Serviço:
Mostra de Filmes Indígenas e Contemporâneos
Quando - 16 de janeiro (terça-feira) 
Onde - Casa da Cultura - ( Av. Dom José, 929, Centro)
Hora - 19h

Com informações - Blog de Sobral

O ex-governador Cid Gomes (PDT), na entrevista que concedeu ao Programa Izaías Nicolau da Rádio Tupinambá, na tarde da última  sexta-feira (12), reconheceu uma reaproximação com o senador Eunício Oliveira (PMDB), mas, lembrou que a intenção é para viabilizar melhorias para o Ceará.
 
Segundo Cid Gomes, “Espero que esse processo de reaproximação (com Eunício) possa ser reconstruído em bases que beneficiem o povo cearense”, disse. 
 
Cid revelou que a própria candidatura não é prioridade e que só concorrerá se isso beneficiar o aliado petista governador Camilo Santana (PT) e o irmão, Ciro Gomes (PDT), que irá disputar a Presidência da República.
 
Blog Célio Brito

Sobral receberá dois laboratórios de fabricação digital adaptados ao ambiente escolar (FabLearn Labs) doados pela Fundação Lemann, parceira do Município na elaboração do novo currículo de Ciências que integra o uso de tecnologia. Os equipamentos serão instalados no Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão, no Complexo Monsenhor Aloísio, e na Escola Padre Oswaldo Chaves, no bairro Dom Expedito.

Nesses laboratórios os estudantes terão acesso à tecnologia de ponta para construção de conhecimentos científicos. “Nossa proposta é que a Ciência e Engenharia estejam juntas para envolver os alunos no fazer, valorizando a criatividade e respeitando as fontes locais de conhecimento”, afirma Paulo Blikstein, idealizador dos FabLearn Labs e um dos maiores especialistas em tecnologia aplicada à educação.

Tendo como base as melhores experiências internacionais, a Secretaria da Educação de Sobral iniciou, em 2017, o processo de elaboração de um currículo de Ciências para a rede municipal de ensino de Sobral, em parceria com a Fundação Lemann e a Universidade Federal do Ceará e consultoria de especialistas da Universidade de Stanford. A implantação de laboratórios pilotos em duas escolas da Rede Municipal de Ensino subsidiarão estudos para contribuir com a escrita do documento curricular de Ciências, inserindo a tecnologia nas práticas pedagógicas das escolas.

Missão Internacional

Como parte do projeto de implementação de laboratórios FabLearns nas escolas municipais de Sobral, em dezembro, a gerente do Ensino Fundamental II, professora Carolina Farias, e o técnico de TI, Felipe Dias, participaram do curso “FabLearn Training: Stem Teaching for the 21st Century: From Learning Targets to Curricular Units”, no Centro de Pesquisa da Universidade de Stanford, Califórnia, em parceria com o Programa FabLearn do Lemann Center.

Em maio de 2017, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, e representantes da Universidade Federal do Ceará e da Escola de Formação Permanente do Magistério também estiveram na Universidade de Stanford, participando desta formação para a implantação dos laboratórios em Sobral.

Blog de Sobral

O prefeito Ivo Gomes coordenou na última sexta-feira (12/01) a primeira reunião do Comitê Deliberativo de Segurança Pública de Sobral. Com o objetivo de ocupar os territórios e combater a violência na cidade, o encontro, que ocorreu na Prefeitura de Sobral, contou com a participação de representantes de diversos órgãos de segurança e da justiça.

A Prefeitura já vinha realizando encontros sistemáticos com os órgãos, mas essa foi a primeira reunião após a inauguração da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) em Sobral, que ocorreu no último mês de dezembro.

Para o juiz da 1ª Vara Criminal de Sobral, Cavalcante Neto, o encontro de hoje representa um momento histórico. “A sociedade reclama da gente uma mudança de postura para enfrentar um problema que não é novo, mas que tem se agravado nos últimos tempos. A gente tá tendo a oportunidade de construir a solução para esse problema importante e é unido que a gente vai conseguir fazer isso”, afirmou o magistrado.

Durante o encontro, o secretário de Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Júlio César Alexandre, apresentou o projeto do município para prevenção à violência. Apoiado em dois grandes seixos: ciências, estudo e planejamento; e Ações territoriais, o plano propõe a criação de comitês em cada território com a participação de lideranças comunitárias para identificação das causas que geram violência.

O objetivo é identificar as variáveis geradoras de violência para, a partir daí, desenvolver uma política de prevenção à violência com foco para os jovens na faixa etária de 10 a 14 anos. “Eu tenho certeza de que esse projeto vai exigir muito esforço, mas também vai promover o resgate de uma cidade melhor de se viver”, afirmou Júlio César. 

De acordo com o comandante da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) de Sobral, tenente Marcos Paulo, os esforços do Comitê de Segurança Pública Municipal já podem ser vistos pela população“Essa união ente os órgãos, de fato, está aumentando a integração entre essas forças que visão combater a criminalidade e trazendo, como já é notório para toda  Sobral, um maior sentimento de segurança para as famílias sobralenses”, avaliou.

Premiação para agentes de segurança

Durante a reunião, que contou com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Perícia Forense, Tribunal de Justiça do Ceará e Defensoria Pública, o prefeito Ivo Gomes também recebeu sugestões sobre o decreto que trata da premiação de agentes de segurança que apreenderem armas de fogo e que resolverem inquéritos de crimes contra a vida em Sobral. O decreto deve ser assinado nas próximas semanas e, segundo anunciado pelo prefeito, entrará em vigor no dia 01 de fevereiro.

Blog de Sobral

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos (Secomp), realizou, nesta quinta-feira (11/01), no bairro Cidade Dr. José Euclides (Terrenos Novos), um mutirão de sensibilização sobre o descarte correto do lixo, com o apoio do Centro de Saúde da Família Francinilda de Sousa Mendes e da Agência Municipal do Meio Ambiente - AMMA.  

A equipe multidisciplinar realizou visitas domiciliares para orientar os moradores sobre os prejuízos ocasionados pelo descarte inadequada do lixo, além de informar os dias e horários de funcionamento da coleta de lixo realizada pela Prefeitura. “O objetivo da ação é envolver a comunidade na manutenção da limpeza do bairro, não apenas do ponto de vista do aspecto visual, mas também para evitar a proliferação das arboviroses, que são as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”, explicou a assistente técnica da Secomp, Cirliane Viana. 

Paralelo às ações de sensibilização, a Prefeitura está realizando o serviço de poda das árvores e substituição de 100% das luminárias amarelas por luzes brancas de LED. Na primeira etapa da substituição das luminárias serão investidos cerca de R$700 mil reais, oriundos dos cofres do município. A implantação da nova iluminação pública também contempla o bairro Vila União.

Blog de Sobral

A Secretaria da Educação de Sobral realizará, na próxima terça-feira (16/01), às 8h, no auditório da Prefeitura, uma reunião com os candidatos aprovados no concurso público para professor efetivo do Sistema Municipal de Ensino (edital nº 01/2016). Na ocasião, será realizada a lotação dos aprovados nas escolas municipais. 

A solenidade de posse será realizada no dia 19 de janeiro, às 10h, no auditório Plutão do Centro de Convenções de Sobral. Foram aprovados no concurso 170 professores da educação infantil e ensino fundamental inicial, 23 professores de Matemática e 14 professores de Inglês.

Blog de Sobral

A Coordenadoria da Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Sobral, exige que abatedouros se adequem aos novos cuidados sanitários na comercialização de frango abatido na hora.
 
As novas exigências são para atender a Instrução Normativa 56, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, a qual estabelece que os abatedouros se adequem para que os frangos sejam comercializados congelados ou resfriados.
 
Com a fiscalização da vigilância sanitária somente poderão continuar exercendo a atividade, as granjas que se adequem às novas medidas de biossegurança e manejo.
 
Por fim, o risco de extinção do mercado de frango abatido na hora poderá aumenta, já que nem todos os avicultores possuem condições de investir em aviários modernos, com tecnologias avançadas, câmaras frigoríficas, carros baús refrigerados para distribuição nos pontos de vendas.
 
Blog Célio Brito
Página 1 de 59

Publicidades

Usuários online

Temos 966 visitantes e Nenhum membro online

Nossos vídeos