Sobral

Sobral (749)

Numa demonstração de forças, o “Movimento Direita Ceará” reuniu no sábado (09), na sede da Câmara de Dirigentes Legistas (CDL) de Santa Quitéria, para discutir patriotismo e valores morais em pleno apoio aos ideais defendido pelo presidenciável Jair Bolsonaro (PSC). 
 
O grande destaque foi à adesão dos vereadores sobralense Sargento Ailton (PR), e Vereador Zezão (PMDB), ao movimento vanguardista de extrema-direita política que ganha espaços na Região Noroeste do Estado e ocupa posições estratégicas na juventude e na categoria dos militares.Confira no vídeo (AQUI
 
No encontro, o líder do Movimento no Ceará, Heitor Freire, comemorou as novas e muitas adesões dos cearenses ao conservadorismo de extrema-direita, que deverá culminar na eleição do deputado federal Jair Bolsonaro, rumo ao Palácio do Alvorada em 2018. “Estamos defendendo as famílias, os costumes, somos contra o aborto, contra a erotização das crianças e pela segurança”. Destacou. 
 
O Movimento direitista assumiu o discurso moralizante “antiesquerdismo” e conta com o apoio de grupos evangélicos, militares e de estudantes da classe média, para defender o candidato da direita, Jair Bolsonaro, nas eleições.
 
Blog do Célio Brito

O Hemoce de Sobral foi agraciado na terça-feira, 5, com a Premiação "Ouro pela Excelência" em Gestão dentre todos os Hemocentros Regionais do Estado. Durante a solenidade, realizada em Fortaleza, o gestor da unidade sobralense Régis Araújo ferreira Gomes, representou o corpo funcional da instituição.

“Essa premiação foi um resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido a alguns anos por todos que fazem essa instituição. Quando se tem uma equipe comprometida, desenvolvendo um trabalho com amor o resultado não poderia ser diferente. Gostaria imensamente de parabenizar o Dr. José Gerardo, por ter conduzido com tanta competência e carinho todos os processos que levaram a esta premiação”, destacou Régis ao agradecer o reconhecimento.

Blog Wilson Gomes

A exitosa política educacional de Sobral será tema do programa Participação Popular desta segunda-feira (11/12). A partir das 12h, o programa será transmitido pela TV Câmara, através do canal da Câmara dos Deputados no YouTube e no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br).

Com o tema “Educação que dá certo”, o programa abordará as mudanças pelas quais tem passado a educação de Sobral que a tronaram a melhor rede de educação do Brasil, com Ideb 8,8. O programa contará com a participação do deputado Leônidas Cristino, do secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, e da diretora da Escola José da Matta, Mílvia Carvalho, além de pais, alunos e comunidade escolar.

- Para assistir na página da TV na Internet, clique aqui 

- Para sintonizar no YouTube, clique aqui  

Blog de Sobral

O município de Sobral registrou, em novembro, a menor Taxa de Mortalidade Infantil (7,48) de sua série histórica. O número é 18,25% menor que o registrado em 2016. A Taxa de Mortalidade Infantil é um importante indicador de desenvolvimento socioeconômico de uma população, sendo reflexo direto da implementação de políticas públicas comprometidas com o bem-estar de gestantes e crianças. A taxa corresponde  à razão entre o número de óbitos de crianças até  um ano e o número de nascidos vivos. 

Nas duas últimas décadas, Sobral vem consolidando números decrescentes, situando a cidade em lugar de destaque frente aos registros do Estado e do País. Em 2016, a taxa de mortalidade infantil no Brasil foi de 14,44, no Ceará de 14,63, e em Sobral de 9,15. Em 1996, a cidade apresentava uma taxa de 54,67, o que representa uma redução  nos óbitos infantis de 86% em duas décadas, uma queda duas vezes maior do que a obtida pelo Brasil.

Dentre as ações implementadas, a Política Pública Municipal Trevo de Quatro Folhas, iniciada em 2001, tem se destacado como uma estratégia efetiva para redução da mortalidade materno-infantil. No âmbito desta Política, o Projeto Coala atende a recém-nascidos prematuros em casa, realizando monitoramento constante do peso e de sinais de risco, enquanto o Projeto Mães Sociais e  o Apoio Alimentar dão assistência às gestantes e crianças em  situação de vulnerabilidade social.

A Estratégia Saúde da Família, com 100% de cobertura em  Sobral, assegura  a assistência pré-natal das gestantes  e o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento infantil, ordenando a Rede de Atenção Materno-Infantil. Por outro lado, na Atenção Especializada, a ampliação das UTIs Neonatais aumentou o número  de leitos para internação e tem contribuído para estes bons resultados.

Blog de Sobral

Karatê,zumba e forró são as modalidades oferecidas a cada manhã de sábado no distrito de Salgado dos Machados, distrito de Sobral. O projeto está sendo desenvolvido através de iniciativo do vereador Professor Cleiton Prado e já alcança mais de cem pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

 

A nossa reportagem conversou com o vereador sobralense que explicou o projeto. Segundo o vereador professor Cleiton Prado, a ideia é levar aos bairros e distritos da cidade esse tipo de serviço, ajudando na socialização dessas pessoas: "Já desenvolvemos esse projeto no bairro Dom José, que sabemos que é uma área bem crítica e que precisa de um cuidado especial, e recentemente, começamos no distrito de Salgado dos Machados, que também é uma região que precisa de uma atenção especial. Estou feliz porque as pessoas entenderam o propósito deste projeto. Vamos desenvolver esse trabalho e a nosso pretensão é extender esse serviço no maior número possível de bairros e distritos", relatou o vereador Professor Cleiton Prado.

Sobral conquistou mais uma vez o topo de um ranking nacional de educação. Pela segunda vez consecutiva, o Município aparece em 1º lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), divulgado nesta quinta-feira (7/12). O indicador avaliou mais de 5 mil municípios brasileiros analisando as oportunidades de educação de qualidade oferecidas para crianças e adolescentes.

Com nota 6,2, Sobral supera as médias nacional (4,7) e cearense (4,9) no IOEB, que é formado pela relação entre os insumos educacionais (porcentagem de professores com ensino superior, média de hora aula das escolas, tempo de experiência dos diretores, taxa de atendimento na educação infantil) e resultados educacionais (Ideb nos anos iniciais e finais e taxa de matrícula).

Dos 10 primeiros colocados no ranking, sete são municípios cearenses. Frecheirinha aparece em 2º, com nota 6; Nova Olinda em 3º, com 5,9; e Brejo Santo em 4º, também com 5,9; além de Coreaú (em 8º lugar), Reriutaba (9º) e Novo Oriente (10º), todos com nota 5,7.

Referência de políticas educacionais bem-sucedidas para o Estado do Ceará e para todo o país, Sobral se prepara para novos desafios. Por isso o município está implementado novos currículos de Língua Portuguesa e Matemática e, baseado nas melhores experiências internacionais, está desenvolvendo também um novo currículo de Ciências.

O IOEB engloba da educação infantil ao ensino médio de todas as redes educacionais do município - rede estadual, municipal e privada -, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar, e identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem. O indicador é realizado em uma parceria do Centro de Liderança Pública (CLP) com a Fundação Roberto Marinho, Fundação Lemann, Instituto Península e Instituto Natura, e é executado pela consultoria METAS Sociais.

- Veja o resultado AQUI

Blog de Sobral

Cerca de 50 policiais militares participaram, na noite dessa quarta-feira (06/12), do início das novas operações realizadas pela Polícia Militar em Sobral. Durante a abordagem, que ocorreu no Centro e em diversos bairros da periferia, os policiais fizeram busca de armas e checagem de placas de veículos. Essa operação marca a chegada dos 214 policiais militares na cidade, apresentados na segunda-feira (04/12).

A ação, que foi realizada também com doze viaturas e motopatrulhamento, contou com o apoio do Raio, do Batalhão da Polícia do Meio Ambiente (BPMA) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG).

De acordo com o comandante da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) de Sobral, Tenente Marcos Paulo, esse tipo de ação será realizada com freqüência a partir de agora. Ainda segundo ele, estão voltando as duplas de policiais que farão patrulhamento a pé nas ruas do Centro.

As pessoas que estão trafegando nas ruas da cidade já estão vendo (o patrulhamento a pé) e com certeza estão se sentindo mais seguras ao se depararem com praças, ruas e cruzamentos sendo protegidos por guarnições fazendo o policiamento a pé”, avaliou Paulo.

A inauguração da Uniseg, que pretende trazer um novo modelo de segurança para o município, está marcada para o dia 16 de dezembro. O evento contará com a presença do Governador Camilo Santana e do Prefeito de Sobral, Ivo Gomes. Até lá, os policiais serão integradas ao serviço obedecendo a uma escala preestabelecida pela Polícia Militar.

Blog de Sobral

Em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado no dia 10, a Secretaria de Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social de Sobral, através da Coordenadoria dos Direitos Humanos realiza nesta segunda-feira, 11, o I Seminário "Direitos Humanos na Perspectiva das Políticas Públicas de Sobral."

Importante ressaltar que na ocasião, também ocorrerá ao final do seminário, às 17h, uma reunião para a instituição do Fórum Permanente dos Direitos Humanos de Sobral e a preparação para o Seminário da "Política Estadual dos Direitos Humanos".

Sobral em Revista

Esta semana, durante pronunciamento feito pelo vereador sobralense Tiago Ramos na Câmara Municipal, ele voltou a falar sobre a falta de segurança nas ruas da cidade. Tiago disse que o clima de insegurança tem aumentado entre os sobralenses, e que poderia ser a hora da prefeitura armar a Guarda Civil do Município. 

O vereador disse ainda que o cenário atual da violência tem como principal responsabilidade o descuido, onde segundo ele, os governantes do passado não tiveram com a educação.

Acompanhe estes e outros detalhes desta entrevista no vídeo abaixo:

 

 cidade de Sobral, na zona Norte do Ceará, recebeu na terça-feira, 5 de dezembro, uma delegação da Etiópia composta por três representantes do Governo, quatro do UNICEF e dois do Programa de Administração de Assuntos de Refugiados, em missão técnica e intercâmbio de experiência nas áreas de saneamento e de infraestrutura hídrica. Foram feitas apresentações sobre o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Em outra etapa, o grupo conheceu a Estação de Tratamento de Esgoto do Residencial Nova Caiçara.

A visita em Sobral teve início às 8h, com a coordenação do diretor de Unidade de Negócios do Interior da Cagece, Hélder Cortez. Entre os presentes, esteve a coordenadora de Saneamento Urbano do Ministério de Irrigação, Água e Eletricidade, do Governo da Etiópia, Shewanesh Demeke Weldemeskel. O coordenador do Sisar em Sobral, Adauto Alves, fez um relato sobre o abastecimento de água nas comunidades rurais, onde os próprios moradores operam o sistema.

Em seguida, foi houve apresentação sobre o funcionamento do SAAE, Autarquia municipal criada em 1961, que trabalha com tratamento e distribuição de água e esgotamento sanitário. A exposição foi feita pelo diretor presidente, Marcos Martins Santos, que falou também sobre os projetos hídricos na região; as características do semiárido brasileiro e de Sobral, apresentando dados socioeconômicos do município. Ele esteve acompanhado do diretor operacional, Edmundo Rodrigues Júnior; do gerente de Água, Valney Oliveira; e do gerente de Esgoto, Maurício Aguiar.

A visita teve prosseguimento no Residencial Nova Caiçara, construído através do Programa Minha Casa, Minha Vida, numa parceria entre a Prefeitura de Sobral, Governo do Ceará e o Governo Federal. O grupo conheceu todo o sistema da Estação de Tratamento de Esgoto do SAAE no Residencial Nova Caiçara, que atende a mais de três mil apartamentos, com uma população estimada em cerca de 13 mil habitantes.

Programação no Ceará


A agenda da comitiva da Etiópia no Ceará começou na segunda-feira, 4, em Fortaleza, com reuniões com a Cagece, FUNASA e COGERH. Depois de Sobral, na tarde de terça-feira, 5, o grupo seguiu para comunidades atendidas pelo Sisar nos municípios de Forquilha e Santana do Acaraú.  Para quarta-feira, 6, estão programadas atividades em Itapipoca e Paraipaba.

A visita ficará encerrada em Fortaleza, nos dias 7 e 8, com reuniões na Secretaria das Cidades, na Cagece e na Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).

Blog de Sobral

Página 1 de 54

Publicidades

Usuários online

Temos 1127 visitantes e Nenhum membro online

Nossos vídeos