Sobral

Sobral (1135)

A vice prefeita de Sobral, Christiane Coelho, assumiu, na tarde ontem (23), a chefia do Executivo Municipal. Christiane Coelho deverá ficar à frente da prefeitura de Sobral até a próxima segunda-feira, dia 28 de maio.

Isso porque o prefeito Ivo Gomes teve toma a rota dos Estados Unidos onde deverá participar de mais uma etapa do Curso Internacional de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância 2018, como bolsista da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Com informações - Blog Sobral em Revista

Foi realizado, na manhã desta quarta-feira (23/05), o seminário intersetorial de planejamento da VIII Semana Municipal do Bebê de Sobral, que será realizada de 16 a 22 de junho, com o tema “Cuidando de Quem Cuida do Futuro”. O evento foi realizado no auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú, sob a coordenação da Vice-Prefeitura.

Instituída pela Lei Municipal nº 1.159/2012, a Semana do Bebê é uma importante estratégia de mobilização social em favor da primeira infância, apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. “Os indicadores de Saúde, Educação, Assistência e outras políticas públicas nos mostram que estamos no rumo certo, mas que temos alguns desafios a superar”, disse a prefeita em exercício, Christianne Coelho.

O evento contou com a participação de representantes das secretarias da Educação, incluindo o secretário Herbert Lima; da Saúde; dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social; e da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer.

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e em parceria com o Festival de Animes e Mangás de Sobral (Fams), anuncia uma palestra sobre Cosplay, com Tiago Quinto, integrando a programação do Dia do Orgulho Nerd. O evento acontece neste sábado (26/05), a partir das 09 horas, no Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina.

Thiago Quinto, nacionalmente conhecido no meio do Cosplay, já foi finalista do "World Cosplay Summit", campeonato mundial do segmento, no qual também já atuou como jurado oficial. Com mais de 27 Cosplays e 34 apresentações, Thiago realiza diversas palestras sobre a arte e a confecção de fantasias.

A Prefeitura de Sobral iniciou, esta semana, o curso de Robótica Educativa para 150 estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais. Desenvolvido em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (Senai), o curso integra as ações do programa #ocupaJuventude, desafiando os estudantes a desenvolver conhecimentos na área da automação e potencializar a aprendizagem de Matemática e Ciências.

O curso terá 72 encontros, sendo dois encontros semanais, além de uma Maratona Hacker e uma competição de robótica, totalizando 300 horas/aula de curso. Ao final, os estudantes serão capazes de programar robôs autônomos com a Tecnologia Lego, aprofundando os conhecimentos nas áreas de Ciências, Tecnologia e Matemática.

Segundo o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, o curso de robótica educativa integra a construção do novo currículo de Matemática e de Ciências, o que converge para um novo momento da educação pública municipal, visando ao fortalecimento das capacidades de inovação, criatividade, raciocínio lógico e trabalho em equipe dos estudantes.

A Câmara Municipal de Sobral lançou o “Programa Parlamento Jovem”, através da Portaria nº 563/18, de 14 de maio de 2018; considerando o Decreto Legislativo nº 747/18, de 07 de maio de 2018, que cria no âmbito da Casa Legislativa o “Programa Câmara Mirim”. 
 
O Programa pretende estimular a participação política dos estudantes sobralenses a ser organizarem como sociedade civil e participarem da vida política da cidade. 
 
De acordo com a proposta, poderão participar do Parlamento Jovem alunos matriculados regularmente nas escolas do ensino fundamental e médio de Sobral, escolhidos em processo eleitoral. 
 
As escolas interessadas em participar devem se inscrever junto à comissão organizadora do programa, especificamente criada para acompanhar e otimizar os trabalhos com os adolescentes. 
 
Cada escola poderá escrever delegados para concorrer o processo de escolha dos vereadores mirins por meio de votações nas escolas. 
 
Serviços 
Câmara Municipal de Sobral 
Praça Dom Jerônimo, 01 – Centro/Sobral - Ceará.
Telefone: (88) 3611-0870
Site: www.camarasobral.ce.gov.br

A Secretaria de Saúde de Sobral realizou, em 2018, a distribuição de mais de 120 kits gestantes, através da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, que tem como objetivo melhorar a qualidade da atenção materno-infantil e garantir apoio social às mulheres, visando à redução da morbimortalidade materna, perinatal e infantil no município de Sobral.

O kit gestante é composto por: 10 fraldas, 03 mijões, 03 camisetas e 03 pares de meia. As peças são entregues para as famílias de maior vulnerabilidade social, que não tem como prover o enxoval do bebê.

A gerente do Trevo de Quatro Folhas, Natália Frota Goyanna, falou sobre os critérios para distribuição dos kits. “Temos que destacar que a mãe para receber o kit necessita realizar a contrapartida de cumprir o calendário de consultas e exames solicitados, realizar o pré-natal no CSF e participar das atividades de educação e saúde”, disse a gerente.

A Estratégia Trevo de Quatro Folhas está situada na Rua Coronel Antônio Mendes Carneiro, nº 272 – Centro.

Outras informações: (88) 3611 2171

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), divulgou, nesta terça-feira (22/05), o resultado final dos selecionados para o Projeto Bolsa Atletas de Sobral. O projeto compreende um investimento total de R$ 224.000,00, contemplando ao todo 100 bolsas divididas em duas categorias.

O Projeto Bolsa Atletas de Sobral visa garantir recursos para a manutenção pessoal de atletas em formação e de rendimento, oferecendo condições necessárias para que os jovens possam dedicar-se ao treinamento esportivo e participar de competições que permitam o desenvolvimento de suas carreiras.

Confira o resultado AQUI 

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), realizou, nesta terça-feira (22/05), a formatura das duas primeiras turmas do curso de corte e costura de lingeries, do Programa #ocupaJuventude. Os trinta formandos são moradores do Residencial Nova Caiçara, e foram acompanhados e mobilizados pela equipe técnica da Coordenadoria da Habitação da Sedhas.

No evento de encerramento, a equipe de professores do SENAI realizou um desfile com as peças produzidas no curso, tendo como modelos as alunas.

O nosso objetivo é levar para o Residencial Caiçara o produto do que aprendemos no curso. Por isto, decidimos que vamos criar uma cooperativa e já conseguimos três máquinas de costura para iniciar o processo, disse Maria da Conceição Teixeira, uma das cursistas. Ainda na ocasião, o gerente Sérgio Siebra anunciou que fará a interveniência junto ao Sebrae para oferecer suporte à cooperativa.

Participaram ainda do encerramento das atividades, a coordenadora da Habitação, Nara Mota (representando o secretário da Sedhas, Júlio César Alexandre); a gerente da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), Livramento Albuquerque; e o gerente do SENAI em Sobral, Sérgio Siebra.

Veja fotos do evento AQUI

A Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), por meio da Coordenadoria dos Direitos Humanos e do Núcleo da Igualdade Racial, realizou, no último domingo (20/05), uma reunião com agricultores e famílias remanescentes de quilombolas no distrito de Patriarca. O encontro contou com a presença do projetista Leandro Gonçalves, da Comissão Estadual das Comunidades Quilombolas do Ceará (Cerquice), que falou com a comunidade sobre o Projeto Zumbi, uma iniciativa que pretende ajudar a construir um projeto sustentável junto com a comunidade.

"Uma das pautas da reunião foi conhecer as potencialidades da comunidade e colaborar com a construção de um projeto que possa atender as necessidades da comunidade do Patriarca. Ao mesmo tempo, o encontro iniciou nossa intervenção na primeira comunidade remanescente de quilombolas no município de Sobral", disse o coordenador dos Direitos Humanos, Francisco Silva.

O Projeto Zumbi é uma ação do Governo do Estado, executada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e visa desenvolver as potencialidades das comunidades quilombolas, favorecendo a superação da miséria e a inclusão social.

O prefeito Ivo Gomes e seu secretariado participou, nesta segunda-feira (21/05), do seminário internacional “Evidências e Estratégias para Prevenção de Crime e Violência no Ceará”. O evento, que acontece nos dias 21 e 22 de maio, é uma realização do Governo do Ceará, por meio do Gabinete da Vice-Governadoria, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e com o Banco Mundial.

A iniciativa, que faz parte do Pacto por um Ceará Pacífico, foca nas políticas de prevenção social, com atuação nas classes e camadas mais vulneráveis da sociedade. O debate é dividido em três eixos: prevenção primária (escolas, esporte, etc), prevenção secundária (inteligência policial e ações para pessoas em situações de vulnerabilidade) e prevenção terciária (ação policial direta contra a criminalidade). Neste primeiro dia, foram realizadas palestras com especialistas sobre experiências exitosas de prevenção e segurança.

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, têm uma participação especial no evento. Enquanto deputado estadual, Ivo presidiu o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, criado com o objetivo de compreender o fenômeno da violência entre os jovens para, a partir daí, elaborar propostas de políticas públicas que apontassem para a prevenção e a redução de homicídios cometidos por adolescentes e contra adolescentes no Ceará.

O comitê tinha como meta trabalhar na perspectiva de entender as razões que levam os adolescentes a cometerem assassinatos e/ou a serem vítimas desse tipo de violência, a partir da análise das trajetórias de vida desses jovens. Para isso, foram realizadas audiências públicas, seminários e pesquisas de campo nas áreas de Fortaleza e em municípios do Ceará com piores índices: Juazeiro do Norte, Sobral, Maracanaú, Caucaia, Horizonte e Eusébio.

A pesquisa, que resultou na elaboração de um relatório, foi dividida em quatro dimensões: a dimensão individual do adolescente, a familiar/afetiva, a comunitária e a institucional. Foram ouvidas famílias, instituições por onde os adolescentes passaram e adolescentes que cumpriam medida de privação de liberdade por atentando à vida.

O documento, resultado de um grande esforço de pesquisa e entrevistas realizado ao longo de 2016, trata-se da maior e mais abrangente pesquisa feita no Ceará sobre homicídios na adolescência. O relatório "Cada Vida Importa", possui uma análise dos perfis de jovens e aponta hipóteses que podem ser usadas como um caminho para a elaboração de políticas públicas efetivas, contendo recomendações para os gestores municipais no enfrentamento da questão da violência.

Página 1 de 82

Publicidades

Usuários online

Temos 1428 visitantes e Nenhum membro online

Nossos vídeos