Sobral

Sobral (1058)

A vice-prefeita Christianne Coelho participou do seminário regional “Um caminho para a proteção integral”, realizado pela Fundação Abrinq, nos dias 18 e 19 de abril, na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento teve como objetivo a formação dos articuladores e mobilizadores do programa Prefeito Amigo da Criança, além de oferecer metodologias e ferramentas de apoio à gestão municipal.

O seminário prevê desde a elaboração de diagnósticos da situação da infância e adolescência no município, até a apuração do orçamento municipal, incentivando o fortalecimento de uma rede de proteção integral em prol dos direitos da criança e do adolescente.

Durante o evento foi apresentado pela psicóloga Juliana Braga o projeto sobralense Flor de Mandacaru, um centro de apoio ao adolescente que tem como objetivo desenvolver ações que buscam prevenir a gravidez precoce e infecções sexualmente transmissíveis, garantindo direitos e promovendo saúde. O centro atende adolescentes entre 10 e 19 anos, que pouco costumam frequentar os C.S.F (Centro de Saúde da Família), o que dificulta o acesso à informação e aos métodos de prevenção, e é um espaço de escuta, atendimento e reflexão sobre sexualidade e saúde sexual e reprodutiva.

Christianne Coelho se sentiu “super satisfeita com o aprendizado e com as constantes citações do município de Sobral referentes a qualidade das ações e políticas existentes na rede de proteção às crianças e adolescentes, a participação e controle social na gestão e operacionalização das políticas. Viva nossas crianças e adolescentes”, falou a vice-prefeita.

Os contribuintes que declaram o Imposto de Renda podem destinar, diretamente, no sistema da declaração, um percentual para destinação aos projetos sociais do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). A destinação, que pode ser de até 3%, é deduzida do valor já pago, não gerando novas despesas para o declarante.

O FMDCA é responsável pela gestão dos programas sociais para a criança e o adolescente. É monitorado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão responsável pela criação de políticas para a área e fiscalizado pelo Ministério Público.

Segundo a presidente do CMDCA de Sobral, Savanya Shell, "de acordo com as orientações que recebemos da Receita Federal, as deduções só podem ser feitas por quem utiliza o formulário completo, que apurem o imposto a pagar e que tenham direito à restituição. Quem utiliza o formulário de desconto-padrão [formulário simplificado] não pode deduzir. Nós destacamos a importância deste gesto: o sobralense que declara o IR [Imposto de Renda] poderá destinar parte dele para promover um futuro melhor para as crianças e adolescentes da nossa Sobral", falou.

Mesmo quem já declarou poderá solicitar, até 30 de abril, a destinação dos recursos.

Passo a passo

1. Abra o menu "Resumo da Declaração" e clique em "Doações Diretamente na Declaração - ECA";

2. Clique em "Novo" e escolha o nível de doação pretendido ("Municipal"), selecione o estado e o município e o valor a ser doado;

3. Em seguida, clique no botão “OK” para encerrar o preenchimento dos dados.

Para outras informações, procure o CMDCA (Rua Cel. José Saboya, 513 - Centro) na Casa do Cidadão, ou ligue (88) 3611-5059.

Aulas de natação, futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol e dança fazem parte da rotina dos 115 estudantes beneficiados com o programa AABB Comunidade em Sobral. Iniciativa da Fundação Banco do Brasil em parceria com a Secretaria da Educação, as atividades recreativas são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, das 13h às 17h, na sede da AABB de Sobral.

Os estudantes das escolas municipais, com idade entre 6 e 12 anos, também recebem apoio pedagógico e participam de atividades lúdicas como contação de histórias, teatro, pintura facial e desenho para colorir, além de celebrar as datas comemorativas, como Dia do Livro (18 de abril) e Dia do Índio (19 de abril).

O programa AABB Comunidade visa promover o desenvolvimento integral do estudante, por meio de atividades lúdicas educacionais, despertando a autoestima e os valores como respeito, responsabilidade, afeto e generosidade.

Na noite da última sexta-feira (20), o líder político Dr. Guimarães esteve reunido com amigos que fazem parte de sua base política em Sobral. Na pauta do encontro, apresentar o novo projeto político para 2018. Agora no PROS, Dr. Guimarães deverá concorrer a uma das 46 vagas de deputado estadual. Ele se diz otimista quanto à possibilidade de ser eleito .

Dr. Guimarães fez questão de ouvir a sua base eleitoral sobre possíveis alianças que deverá fechar este ano, e disse que no final, trará ao grupo a decisão final. Quanto às costuras partidárias, Dr; Guimarães disse que vem recebendo convites de alguns políticos mas afirmou que até o momento, nada ainda foi fechado. 

 

Apoio incondicional

 

Quem esteve presente ao encontro foi o vereador do Partido Social Liberal )PSL), Professor Cleiton Prado, que reafirmou apoio ao amigo Dr. Guimarães: "Dr. Guimarães é o meu líder político principal. Tenho certeza que ele escolherá o melhor nome para fazer dobradinha aqui em Sobral. Uma coisa é certa; pra onde ele for eu irei com ele, pois sei que o Dr. Guimarães é um homem inteligente e vai saber fazer a escolha certa", disse o vereador Professor Cleiton Prado. 

 

Cecília Beta / Dr. Guimarães / DJ Nilton Marques

Foi unânime o posicionamento das lideranças políticas que estiveram presentes no encontro. Cecília Neta, que foi candidata a vereadora nas últimas eleições esteve presente e disse que vai continuar dando total apoio ao pré-candidato Dr. Guimarães, independente do rumo que ele tomar: "Temos que ter um lado e eu escolhi estar ao lado do Dr. Guimarães. Ele tem demonstrado firmeza nas suas palavras e não muda simplesmente para se dar bem. Seja quem for o nome que ele vai escolher para fazer dobradinha aqui em Sobral, eu vou dar o meu apoio e vou pedir votos pra ele. Indiscutivelmente, Dr. Guimarães é o que podemos chamar de 'verdadeira oposição' de Sobral", disse Cecília Neta.

 

 

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral (Sindsems), realizou na ultima sexta-feira (20), na sede do Sindicato, sua eleição sindical para a escolha da sua nova diretoria que reconduziu o presidente Gilvan Azevedo e sua nova diretoria eleita para gestão do sindicato. 
 
Apenas uma CHAPA ÚNICA – AVANÇANDO SEMPRE NO RUMO CERTO foi reeleita com 253 votos a favor e apenas 9 votos em branco e nenhuma abstenções, que totalizou 262 votos. O processo de escolha ocorreu tranquilamente sem nenhum problema. 
 
A nova diretoria é composta por 20 membros, com os suplentes e membros no Conselho Fiscal, que cumprirão um mandato de três anos. Com destaque para a participação efetiva da categoria dos agentes comunitários de saúde e endemias, com a chegada da liderança Gilcelio Paiva e Liduina Oliveira, que agora assumem posições importantes para o fortalecimento da direção do sindicato. 
 
A chapa vencedora reúne representantes das mais variadas categorias que compõe os servidores municipais, que num processo eletivo de consenso e unidade chegaram ao resultado positivo da sua eleição. Os novos diretores assumirão oficialmente no dia 30 de abril, no dia seguinte ao encerramento da atual gestão.
 
Blog Célio Brito

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), prorrogou até o dia 30 de abril as inscrições para o Projeto Bolsa Atletas de Sobral. O projeto faz parte do Programa #ocupaJuventude – Sobral com + oportunidades e visa garantir recursos para a manutenção pessoal de atletas em formação e de rendimento.

A inscrição deverá ser efetuada online, mediante o preenchimento de formulário eletrônico. Em caso de dúvidas ou inscrições não finalizadas, os interessados devem se dirigir ao Ginásio Poliesportivo Dr. Plínio Pompeu, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h.

O Projeto Bolsa Atletas de Sobral compreende um investimento total de R$ 224.000,00, exclusivamente por parte do tesouro público municipal. Contemplará ao todo 100 bolsas divididas em duas categorias: Nível I – com foco em formação de novos atletas e participação; e Nível II – com foco no rendimento esportivo.

Outras informações: (88) 3614-7288


Inscrições AQUI

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente, lançou, na última sexta-feira (20/04), o concurso público de ideias para o projeto de monumento arquitetônico comemorativo dos 100 anos da comprovação da teoria da relatividade em Sobral. As inscrições serão online e acontecem de 27 de abril a 11 de junho. Os resultados das propostas serão divulgados dia 25 de junho.

O concurso será organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Podem participar equipes compostas por profissionais diplomados e coordenadas por um Arquiteto e Urbanista, legalmente habilitado, residente e domiciliado no Brasil.

A construção do monumento faz parte da comemoração dos 100 anos da comprovação da Teoria Geral da Relatividade, do físico alemão Albert Einstein, em Sobral, em 29 de maio de 1919, possibilitada pela observação de um eclipse solar. A teoria derrubou ideias fundamentais da física clássica ao mostrar que o espaço não era absoluto e o tempo não corria de modo uniforme, mas eram sim grandezas relativas, que dependiam do observador.

O prefeito Ivo Gomes vem articulando junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) a realização do evento. A ideia é de que o centenário já comece a ser comemorado no município em maio de 2018, para que haja um ano de comemorações - o Ano Municipal das Ciências.

Em depoimento exclusivo ao programa "Conexão Notícia" da Rádio Regional de Sobral, o procurador geral do Município Aleandro Linhares, eleito nas últimas eleições como vereador de Sobral, relatou que poderá assumir o cargo de vereador nos próximos dias. Ele não disse que a data exata que deverá fazer o retorno, mas comentou que será em breve: "Em primeira mão amigos informo que meu retorno à Câmara Municipal pode acontecer antes do que imagina a maioria. Muito em breve darei informações precisas sobre o caso", disse o procurador do Município, Aleandro Linhares.

Com o possível retorno de Aleandro Linhares, a vereadora Socorrinha Brasileiro deverá deixar o cargo. O nosso comentarista político e ex vereador Ismerino Mendes disse que com a possível vinda de Aleandro Linhares, e a saída natural da vereadora Socorrinha Brasileiro, os debates na Casa legislativa sobralense deverá ganhar melhores níveis nas discussões, e falou ainda que a Socorrinha Brasileiro poderia ser aproveitada em uma função política: "O Aleandro Linhares é uma pessoa competente e tem demonstrado isso à frente da Procuradoria Geral do Município. Com a vinda dele à Câmara Municipal, certamente as discussões vão ganhar níveis bem elevados. Não tenho dúvida alguma que ele (Aleandro) vai qualificar, ainda mais, o grupo de situação na Casa do povo. Quanto à Socorrinha Brasileiro, ela também demonstrou habilidade na Câmara. Penso que ela deveria ser direcionada para uma assessoria especial para fazer o diálogo entre os vereadores e o Poder Executivo. Teremos novidades na próxima semana", disse Ismerino Mendes. 

Nessa quinta-feira (19/04), a administração municipal reuniu, no auditório da Casa da Cultura, os gestores de contratos da Prefeitura para tratar sobre o processo de penalidade administrativa, quando violadas as cláusulas contratuais de licitações e contratos públicos. A reunião foi conduzida por Márjore Barroso, presidente da comissão de licitação; Rodrigo Araújo, assessor jurídico da Central de Licitações (Celic); e Pablo Parente, da gerência de penalidades.

O encontro teve o objetivo de instruir seus funcionários quanto à aplicação de penalidades às empresas que não executem o contrato firmado, seja de forma total ou parcial, por atraso injustificado na execução do contrato ou pela entrega de objetos em desacordo com a qualidade, especificações e condições contratadas e/ou com vício, irregularidade ou defeito oculto, que torne o objeto impróprio para o fim a que se destina.

A aplicação das penalidades evita gastos desnecessários do erário público e garantem a eficiência da gestão, respeitando os princípios da legalidade, moralidade e probidade administrativa, além de serem fundamentadas juridicamente. Como consequência, as empresas que não cumprem os serviços acordados, além de multa, podem ter o direito de participar de outros processos de licitação suspenso (declaração de inidoneidade).

Foi reforçado que a não aplicação das penalidades pode ocasionar em processos de improbidade administrativa por parte dos secretários municipais responsáveis pela secretaria contratante dos serviços. Foi explicado ainda que nos casos de rescisão de contrato as secretarias não terão prejuízos, pois o processo de licitação prevê cadastro de reserva, para que a empresa que ficou em segundo lugar no processo, possa atender a demanda da pasta.

Participaram ainda da reunião os secretários municipais e o chefe de gabinete, David Duarte.

Uma chapa, eclética e unificada mostra que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral (Sindsems) está coesa, para a eleição que deverá eleger para um novo mandato de três anos, o professor Gilvan Azevedo. A eleição acontece nesta sexta-feira, dia 20, entre às 8h e 18h em horário ininterrupto.

A Chapa 1 – “Avançando no rumo certo”, promete entre outras propostas - a garantia da realização de concurso público para todas as categorias; Plano de Cargo e Carreira para todas categorias; além da reformulação do PCC dos professores.

 

O presidente Gilvan Azevedo informa que haverá uma urna fixa na sede da entidade, ao lado da Prefeitura de Sobral e outras seis urnas estarão circulando nos locais onde o servidor não poderá se ausentar para votar. “Precisamos contar com o voto dos mil e duzentos filiados, para que o nosso sindicato continue forte”, destacou Gilvan Azevedo.

Conheça os candidatos da Chapa 1 – “Avançando no rumo certo”

Presidente – Gilvan Azevedo;

Vice-presidente – Gilcélio Silva Paiva;

Secretário Geral – Tadeu de Sousa Arruda;

Secretário de Finanças – José Oclécio Marçal;

Secretário de Formação de Políticas Sociais – Francisco Célio de Brito Lima;

Diretora de Organização e Política Sindical – Maria de Fátima Cunha Melo;

Diretoria de Imprensa, Comunicação e Cultura – Mário Sérgio Andrade;

Diretoria Jurídica da Liberdade Sindical e dos Direitos Humanos – Francisco Antônio Costa;

Diretoria de Saúde do Trabalhador e Previdência Social – Jani Mesquita Rodrigues;

Diretorias da Mulher Trabalhadoras – Maria Liduína Oliveira;

Diretoria de Promoção e Igualdade Racial – Francisco Erivelton Teixeira de Sousa;

Diretoria de Juventude – Luiz Alves Carvalho Neto;

Suplente da Diretoria Administrativa – Soraia Alves Zuza França;

Suplente da Diretoria Administrativa – José Antônio de Castro;

Conselho Fiscal – Claudio Cardoso Machado;

Conselho Fiscal – Francisco Joel Loiola Souza;

Conselho Fiscal – Ernesto de Paiva Silva;

Suplente do Conselho Fiscal – Danielle Morais de Oliveira;

Suplente de Conselho Fiscal – Edmar Carlos Lima Nascimento;

Suplente de Conselho Fiscal – Pedro Jesuíno Pontes Neto.

Página 1 de 76

Publicidades

Usuários online

Temos 995 visitantes e Nenhum membro online

Nossos vídeos